G-GH2C2H79Y8

Cetose

cetose
Sabrina Ravagnani

Sabrina Ravagnani

Compartilhe

A Cetose e sua relação com a perda de peso

Me perguntaram hoje no instagram do @semculpanenhuma se nesta dieta que eu fiz eu não sentia muita fome, já que minha dieta era low carb. Achei que a resposta  valia um post por si só para explicar este processo de fome e efeitos colaterais dos primeiros dias da dieta. Então vamos lá:

O  nosso corpo usa os carboidratos como fonte de energia. Quando não ingerimos carboidratos, entre 3 e 5 dias  o nosso organismo entra em “cetose”.

 

A cetose é um processo em que  o corpo, por não encontrar uma fonte imediata de energia que é proveniente do carboidrato que consumimos, passa a usar a gordura como fonte primária de energia. E quando isso acontece, é a gordura que é consumida pelo organismo para gerar energia, e aí começa o processo de emagrecimento.

Os primeiros dias da dieta, enquanto o corpo muda do “modo carboidrato” para o “modo gordura”, são realmente difíceis porque estamos alterando a maneira como o organismo trabalha. É  um choque para ele, e a primeira reação é “reclamar”. Ele faz isso mandando para o cérebro a informação de que estamos com fome, altera nosso humor e causa algumas vezes dor de cabeça e fraqueza.  Mas depois de uns 5 dias o organismo já se habituou com a nova forma de trabalhar, e já começa a usar a energia da gordura (a que temos no corpo, e a que consumimos) e os efeitos colaterais todos passam. Inclusive o mau humor, porque já vai dar pra ter percebido uma diminuição no numero da balança e isso anima qualquer um, né?

Por isso é importante ser firme no começo, e não cair em tentação no depois. Porque se comer carboidratos refinados depois disso tudo, o processo de cetose é quebrado e você vai precisar começar tudo de novo! Veja aqui um post sobre as sopas que eu tomava antes de comer!

*Mais uma uma vez lembro que é preciso sempre procurar por acompanhamento nutricional. A minha dieta foi prescrita para mim dentro das minhas limitações, e o que eu posto aqui são sugestões de ideias para fazerem como opção de receitas leves. Não saiam cortando carboidratos do nada, ok? Eu apenas expliquei como funciona o processo, mas o cardápio precisa ser feito por um profissional para que vocês não prejudiquem a saúde. 😉

Fonte: Vitat

Foto: Canva

Author picture

Feito com amor por Sabrina Ravagnani                                 

Cozinheira profissional pelo Instituto Gastronômico das Américas, especialista em ensinar receitas lights, saudáveis e gostosas para você se alimentar melhor.

** Este post tem caráter informativo. Ainda que se baseie em fontes profissionais nas áreas de saúde e nutrição, não substitui de forma alguma o acompanhamento médico ou nutricional. Lembro que cada indivíduo tem suas restrições e condições  específicas, e por isso é importante procurar por um especialista.

Grátis!E-book de Receitas para
um Café da Manhã Saudável!