G-GH2C2H79Y8

Como tomar sopa antes das refeições me fez emagrecer 18 kgs

sopa
Sabrina Ravagnani

Sabrina Ravagnani

Compartilhe

Sopa do bem

Como eu citei aqui há uns dias atrás, em 2014 eu fiz uma dieta que mudou, e muito, meus hábitos alimentares. Foram quase 4 meses de foco e uma disciplina quase que militar, mas que renderam 18 quilos a menos na balança tomando sopa e fazendo dieta.

Como a dieta era muito restritiva e hipocalórica, eu só podia fazer exercícios leves. Então a perda de peso se deu basicamente pela mudança na alimentação. Tudo era pesado e medido, e fugidinhas e álcool não eram permitidos. Eu segui tudo muito a risca, por isso tive sucesso. Mas tinha um truque, que ao meu ver, é o grande responsável pelo meu resultado: eu tomava sopa antes das principais refeições.

 

Aí você me pergunta: tá, mas como é que comer sopa e um segundo prato ajuda mais a emagrecer do que comer apenas só um prato? É mágica?

Não, não é. E a explicação para isso é bem simples: ingerir uma sopa de poucas calorias como primeiro prato faz com que você coma até 30% menos no prato principal, reduzindo consideravelmente as calorias da sua refeição.

 

sopa

Isso acontece porque, primeiro, por ser quente, você é obrigado a comer devagar. Isso “acalma” seu organismo e de cara você já quebra o gatilho da compulsão. E depois, ao encher o estômago com um líquido nutritivo e hipocalórico, o seu apetite reduz de forma muito considerável. Por último, os líquidos fazem com com que o estômago se expanda, assim a comida fica mais tempo e sensação de saciedade é mais duradoura.

Mas tem um porém: a sopa precisa ser muito leve, caso contrário, o tiro sai pela culatra. Eu faço sempre usando 60 gr de legumes de baixas calorias e baixos carboidratos como cenoura, couve flor, abóbora, berinjela, tomate, cebola , aspargos, ou faço um mix com um poco de cada legume. Ponho 1 fio de azeite na panela, refogo os legumes, coloco 300 ml de água, sal e pimenta do reino a gosto e deixo cozinhar. Depois bato no liquidificador e pronto.

Depois da sopa, a minha refeição também era sempre bem leve. Eu costumava comer cerca de 150 gr de carne ou frango, com legumes ou verduras ou purê de couve flor ou de abóbora, ou uma fatia de berinjela a parmigiana, por exemplo.

Essa prática de tomar sopa antes das refeições não é invenção da minha cabeça. Foi recomendada pela minha nutricionista e é embasada por uma pesquisa que foi publicada na revista Appetite.

 

 

Author picture

Feito com amor por Sabrina Ravagnani                                 

Cozinheira profissional pelo Instituto Gastronômico das Américas, especialista em ensinar receitas lights, saudáveis e gostosas para você se alimentar melhor.

** Este post tem caráter informativo. Ainda que se baseie em fontes profissionais nas áreas de saúde e nutrição, não substitui de forma alguma o acompanhamento médico ou nutricional. Lembro que cada indivíduo tem suas restrições e condições  específicas, e por isso é importante procurar por um especialista.

Grátis!E-book de Receitas para
um Café da Manhã Saudável!