G-GH2C2H79Y8

Trocas saudáveis: menos calorias, menos gordura, menos açúcar, mais sabor.

trocas saudáveis
Sabrina Ravagnani

Sabrina Ravagnani

Compartilhe

Como fazer trocas saudáveis

Como fazer trocas saudáveis? Para termos saúde e mantermos a forma, é preciso seguir uma alimentação equilibrada. E quando queremos perder peso ou reeducar nosso organismo para uma alimentação mais saudável, são necessárias algumas mudanças no nosso cardápio.

Fazer trocas saudáveis significa substituir alimentos pouco nutritivos ou muito calóricos por opções mais saudáveis, diminuindo o consumo de gorduras, colesterol, sódio e açúcares, e aumentando as fibras, vitaminas e nutrientes.

Isso pode ser de maneira agradável, sem sofrimento, porque  diferente do que muitos pensam, o saudável pode, SIM, ter sabor.

O segredo é sabermos escolher os produtos certos.

Vamos começar fazendo pequenas trocas no dia a dia! Veja como:

Leite

Substitua o leite integral, que tem alto teor de gordura pelo leite desnatado, que apresenta redução de gordura e calorias e conserva os nutrientes, sendo ideal para a dieta. Ou por leites vegetais, de amêndoas, arroz, aveia…. além de menos gordura, não tem aditivos químicos se feitos em casa.

Substitua o açúcar refinado, que é pobre em nutrientes e rico em calorias e aditivos químicos por açúcar mascavo ou demerara, que passam por refinamento leve e preservam nutrientes, como vitaminas e minerais, benéficos à saúde.
Pode-se ainda substituir por mel, açúcar de côco, melado de cana ou xarope de agave. Opções mais nutritivas que o açúcar.

Para opções menos calóricas, substitua por adoçantes como a sucralose, xilitol ou stevia.

Sal

Substitua o sal de cozinha por sal de ervas. Você ganha em sabor e diminui em 70% a quantidade de sódio.

Caldos industrializados

Se você procura por saúde, esqueça os caldos prontos industrializados. Cheios de aditivos químicos e sódio, são um veneno para o nosso organismo.
Fazer o calda caseiro é fácil e agrega muito mais sabor a qualquer preparo.

Manteiga e margarina

Já pensou em substituir a manteiga e a margarina, que contém gordura saturada ou gordura vegetal hidrogenada por manteiga de azeite?
Fica muito saboroso em preparos salgados. Veja Para os preparos doces, uma boa opção é o óleo de côco.

Carnes
Escolha carnes mais magras e tire sempre a gordurinha antes de cozinhar.
O músculo é uma das carnes mais indicadas para dieta alimentar porque é rica em proteína e tem menos colesterol do que a maioria das carnes.

Lanches
Não compre hambúrgueres e nuggets prontos. Faça seu próprio hambúrguer e nuggets. Você ganha em saúde e sabor.

Farinha branca

Substitua farinhas brancas em geral por farinha de aveia. Ela é mais rica em fibras além de ser um alimento funcional auxiliando no bom funcionamento intestinal e na redução do colesterol ruim e absorção do açúcar. Além disso, ela não tem aquele gosto característico do trigo integral.

Queijo

Substitua o queijo amarelo, que  possui alto teor calórico por queijo branco, cottage ou ricota. a ricota inclusive dá para fazer me casa. 

Frituras

Ao invés de fritar, asse.
Coloque um fio de azeite e ponha para assar. Os fornos que possuem a função grill conseguem deixar o alimento assado bem crocante e suculento sem precisar ser mergulhado no óleo!

Gostou das dicas? Incorpore no seu dia a dia e traga mais saúde para a sua mesa!

Author picture

Feito com amor por Sabrina Ravagnani                                 

Cozinheira profissional pelo Instituto Gastronômico das Américas, especialista em ensinar receitas lights, saudáveis e gostosas para você se alimentar melhor.

** Este post tem caráter informativo. Ainda que se baseie em fontes profissionais nas áreas de saúde e nutrição, não substitui de forma alguma o acompanhamento médico ou nutricional. Lembro que cada indivíduo tem suas restrições e condições  específicas, e por isso é importante procurar por um especialista.

Grátis!E-book de Receitas para
um Café da Manhã Saudável!