G-GH2C2H79Y8

Qual a diferença entre diet e light, zero e integral?

diferença entre diet e light
Sabrina Ravagnani

Sabrina Ravagnani

Compartilhe

É tudo a mesma coisa?

Na hora de ir às compras sempre surge a dúvida sobre o que comprar. Vemos nas prateleiras dos supermercados uma infinidade de alimentos e bebidas com os dizeres diet, light, zero ou integral: desde leites, iogurtes, pães, geléias, refrigerantes, requeijão, chocolates em geral, cereais e mais uma infinidade de outros produtos. Então qual comprar? Você sabe qual a diferença entre diet e light? Sabe o que é um produto zero e um produto integral? É tudo a mesma coisa?

Não, não é. Existem diferenças entre eles, e por não conhece-las muitas pessoas acabam consumindo produtos de forma errada.

Por isso resolvi trazer a vocês algumas explicações para tentar ajuda-los a entender as indicações e funções de cada um para que fique mais fácil decidir pela opção que melhor responde ao seu objetivo de consumo.

 

Qual a diferença entre diet e light?

Diet:

Produtos diets são isentos de algum nutriente, que pode ser o açúcar, o sal, a gordura. Os produtos que são específicos para diabéticos devem ser totalmente isentos de açúcar, por exemplo.

O nutriente retirado do alimento diet normalmente é substituído por outro, e esta “troca” precisa estar especificada no rótulo.

Os diets são indicados para as pessoas com diabetes ou com intolerância à glicose, ou portadores de algumas doenças fisiológicas.

Muitas vezes apresentam uma quantidade de gordura muito maior do que o produto original, em função do nutriente que foi substituído. Como é o caso do chocolate, que ao perder o açúcar, recebe uma quantidade maior de gordura para atingir a textura, aumentando assim o valor calórico.  É por essa e outras razões que os alimentos diets precisam ser consumidos com moderação e não são indicados para quem quer apenas perder peso. E essa é uma enorme diferença entre diet e light. 

 

Light

Alimentos lights são que aqueles que apresentam baixo teor de componentes (como sódio, açúcares, gorduras, colesterol), mas não são isentos destes componentes totalmente. Por isso não são indicados para diabéticos, e sim para pessoas que estão em dieta com restrição de calorias.

Um produto considerado é “light”, quando há uma redução de pelo menos 25% da quantidade de um determinado nutriente e/ou calorias em relação ao alimento tradicional.

Neste link tem muitas receitas com produtos lights. 

 

O que é um produto zero e um produto integral?

Zero

O nome” zero’ na embalagem indica que o alimento apresenta restrição ou isenção de algum nutriente em comparação com a versão tradicional. Se a isenção for de açúcares, o produto ainda deve apresentar valor calórico reduzido. Um caso bem comum de alimento zero são os refrigerantes, que são isentos de açúcar e possuem muito menos calorias em comparação ao produto original.

São indicados para quem quer perder peso, deste que seja conferida a sua redução calórica no rótulo do produto. Pois, alguns produtos “Zero” acabam trocando uma substância por outra ainda mais calórica, como acontece nos produtos diets.

Hipertensos devem consumir estes produtos de forma moderada se a isenção for de açúcar. Na maioria das vezes os produtos “zero” trocam este componente por adoçantes, como sacarina e ciclamato e podem conter mais sódio.

 

Integral

São produtos que não passam pelo processo de refinamento. São ricos em fibras, vitaminas e minerais e indicados para quem quer simplesmente levar uma vida mais saudável ou para quem está de dieta, já que as fibras dos produtos integrais podem produzem a sensação de saciedade, reduzindo a vontade de comer. Mas cuidado: estes alimentos não são necessariamente menos calóricos.

Atente-se aos rótulos, pois alguns produtos integrais podem ter mais gorduras também. É o caso do leite. O leite integral tem 40% mais gorduras que a versão desnatada.

Espero ter ajudado você a entender melhor a diferença entre diet e light, e o que é um produto zero e um produto integral para poder escolher o que se encaixa nas suas necessidades. 

Mas lembro que é melhor sempre optar por alimentos naturais, olhar sempre o rótulo daquilo que está consumido e que é importante conversar com um nutricionista para a definição daquilo que é melhor para VOCÊ.


*Foto: Shutterstock / Fonte: Dieta Já

 

*Esta matéria é parte do livro Dia a Dia Sem Culpa, um compilado de dicas e 130 receitas lights, saudáveis e gostosas de verdade para o Dia a Dia. Cuidar bem de você custa menos que um café por dia!

Aprenda a se alimentar melhor, clique AQUI.

Author picture

Feito com amor por Sabrina Ravagnani                                 

Cozinheira profissional pelo Instituto Gastronômico das Américas, especialista em ensinar receitas lights, saudáveis e gostosas para você se alimentar melhor.

** Este post tem caráter informativo. Ainda que se baseie em fontes profissionais nas áreas de saúde e nutrição, não substitui de forma alguma o acompanhamento médico ou nutricional. Lembro que cada indivíduo tem suas restrições e condições  específicas, e por isso é importante procurar por um especialista.

Grátis!E-book de Receitas para
um Café da Manhã Saudável!